Os produtos mais esperados de 2022

O progresso tecnológico vem se acelerando cada vez mais nos últimos anos, e alguns fabricantes não nos trazem novidades todos os anos, mas várias vezes ao ano. O ano de 2022 será um ano importante em termos de inovação e promete toda uma gama de novidades .

Intel começará a vender suas próprias placas gráficas no segundo semestre do ano

Atualmente, apenas os produtos Nvidia e AMD dominam o mercado. Quando a Intel contratou Raja Koduri, ex-arquiteto de placas gráficas da AMD, em 2017, começaram os rumores de que a fabricante americana estava prestes a lançar suas próprias placas gráficas . 

Cronograma de lançamento da placa gráfica Intel Arc (Fonte: Intel)

Hoje já sabemos que no segundo semestre de 2022 podemos esperar a chegada dos primeiros produtos potentes de um terceiro fabricante. A primeira geração se chamará Alquimista e deverá atender as exigências da classe baixa e média. A Intel confirmou isso em sua apresentação anual para investidores em fevereiro. No entanto, provavelmente veremos placas gráficas Intel Alchemist em notebooks no primeiro trimestre .

1ª Geração – Intel Arc Alchemist (Fonte: Intel)

2ª Geração – Intel Arc Battlemage (Fonte: Intel)

3ª Geração – Intel Arc Celestial (Fonte: Intel)

4ª Geração – Intel Arc Druid (Fonte: Intel)

A fabricante já os apresentou na conferência CES (Consumer Electronics Show) em janeiro deste ano. A Intel ainda não confirmou os parâmetros exatos, mas houve vários vazamentos. Então, o que podemos esperar?

  • Processo de fabricação moderno de 6 nm da TSMC
  • Intel está preparando uma alternativa ao upscaling DLSS da Nvidia
  • O suporte ao RayTracing foi prometido
  • O modelo top deve competir com a placa de vídeo GeForce RTX 3070 Ti
  • Pelo menos em notebooks, o DeepLink permitirá que gráficos Intel integrados e dedicados trabalhem juntos em uma mesma renderização. Podemos esperar um aumento significativo no desempenho, mas temos que esperar pelos testes.

Não importa o que aconteça, a chegada de um terceiro fabricante significará uma competição mais intensa. Isso deve se traduzir em preços mais baixos em todo o setor.

Uma TV com painel QD-OLED estabelecerá um novo padrão de qualidade de imagem

TV Sony A95K QD-OLED (Fonte: Sony)

A primeira tela de TV com tecnologia QD-OLED também foi apresentada na CES deste ano. Embora você já tenha se deparado com o termo OLED, a abreviação QD é nova. Baseia-se na frase “Quantum Dots”, traduzida como “quantum dots” e traz consigo possibilidades completamente novas. Os primeiros televisores usando uma combinação de pontos quânticos e um painel OLED devem chegar às prateleiras das lojas no segundo semestre.

TecnologiaLuminosidadeQualidade de cor (incluindo preto)Vida de serviçoPreço
LED (IPS/TFT/VA)Mais baixoMais baixoGrandesMais baixo
QLEDAltoMédioGrandesMédio
OLEDMédioAltoMais curtaAlto
QD-OLEDAltoAltoGrandesAlto

O que são pontos quânticos?

Pequenos cristais na fronteira entre o mundo microscópico e macroscópico são caracterizados por suas propriedades específicas. Esses pontos são interessantes por sua capacidade de capturar elétrons, que energizam o ponto e o ponto começa a emitir luz . E emite muita luz.

As propriedades dos pontos quânticos variam de acordo com seu tamanho . Pontos quânticos com um tamanho de 6 nanômetros emitem luz vermelha, pontos de 3 nanômetros brilham em verde e “pontos” de 2 nanômetros emitem luz azul. Graças à dependência direta da cor emitida no tamanho, é possível coordenar com bastante precisão qual cor o ponto quântico emitirá.

Como funciona uma tela IPS/QLED clássica?

Os televisores LCD comuns usam uma luz de fundo branca que passa por uma série de filtros de cores diferentes. Ao reorganizar os cristais, a televisão emite uma imagem colorida. Mas a luz branca não pode ser emitida facilmente, então são usados ​​LEDs azuis , que são cobertos com um revestimento amarelo. De fato, a emissão de luz azul é a mais eficaz no que diz respeito às leis da física. A cor amarela do revestimento transforma a luz azul original em branca.

No entanto, perdas relativamente grandes de luz ocorrem durante este processo. Isso se perde ainda mais à medida que passa pelos filtros individuais, e o resultado é uma TV que não brilha particularmente bem. Além disso, a cor preta também é retroiluminada, então o contraste não é dos melhores.

As televisões com tecnologia QLED usam pontos quânticos e melhoram parcialmente as desvantagens dos painéis IPS originais. No entanto, ainda existem desvantagens associadas à luz de fundo de superfície total. As televisões com painel OLED, portanto, oferecem melhores resultados, mas são significativamente mais caras.

Por que as TVs QD-OLED são tão revolucionárias?

As televisões com painéis OLED normalmente usam uma luz de fundo branca gerada de maneira semelhante à de uma tela LCD. A luz de fundo é, portanto, branca e, como já dissemos acima, esse não é um procedimento eficiente. Por causa disso, os painéis OLED têm uma luminância menor do que seus concorrentes QLED.

O maior benefício do QD-OLED está em mudar a lógica da luz de fundo. Em vez de cada diodo orgânico emitir uma luz diferente, o QD-OLED usa uma luz de fundo azul uniforme. Isso passa diretamente e emite uma cor azul, ou os pontos quânticos mudam para uma cor vermelha ou verde.

O maior benefício desta tecnologia é o brilho significativamente maior da tela, mantendo as vantagens originais da tecnologia OLED, ou seja, cor preta profunda. Portanto, os televisores QD-OLED aproveitam o melhor das telas QLED e OLED e os misturam.

iPhone 14

No caso da próxima geração de smartphones da Apple, geralmente não sabemos com muita antecedência. Mas há uma série de suposições sobre o que poderia acontecer. Entre os mais prováveis ​​estão, por exemplo, melhorias no sentido da câmera e a ausência de recorte na tela. Vamos olhar para as expectativas passo a passo abaixo.

Teremos uma resolução de câmera melhorada?

Desde os dias do iPhone 6s, os iPhones percorreram um longo caminho e melhoraram em quase todos os parâmetros. Talvez a única coisa que não mudou de lugar em menos de 7 anos seja a resolução do sensor principal da câmera. Ele vem usando 12 megapixels desde o iPhone 6s. Agora há rumores de que poderíamos esperar até uma câmera principal de 48 megapixels . Claro, isso significaria um aumento na qualidade da foto, considerando o que a Apple pode fazer com o sensor existente.

Mas é muito cedo para se alegrar, o fabricante americano nem sempre atende às nossas expectativas. Também é possível que o sensor contenha fisicamente 48 megapixels, mas combine quatro pixels em um grande. Esta é uma prática comum usada por todos os outros fabricantes de telefones. O cenário real então diz que a câmera permitiria tirar fotos de 48 megapixels com boa luz, e no escuro o telefone agruparia os pixels em maiores sem a escolha do usuário.

A janela de visualização será alterada.

Um dos pressupostos que parece ser credível e assenta no conhecimento de um grande número de analistas é a remoção do grande recorte existente no visor (notch). Pode ser substituído por um par de furos, semelhante ao que os fabricantes concorrentes vêm fazendo há muitos anos.

Perderemos o cartão SIM?

Outros analistas especulam que a Apple poderia avançar para telefones sem um cartão SIM físico. O telefone agora teria apenas um cartão eSIM. Esse movimento seria bastante lógico e provavelmente variaria dentro dos mercados específicos para os quais os iPhones seriam destinados.

Processador A16 e outros avanços

Como todos os anos, provavelmente haverá um novo processador, desta vez deve ser o silício A16. Como até agora o desempenho do processador A15 ainda é bastante incomparável, mesmo em termos de consumo de bateria, definitivamente temos algo pelo que esperar.

Com o ThinkBook Plus Gen 3 deste ano, a Lenovo mostra claramente seu desejo de inovar

ThinkBook Plus Gen 3 (Fonte: Lenovo)

Desde o advento dos telefones flexíveis, raramente vimos grandes inovações no design de celulares e computadores como tal. Um dos dispositivos completamente originais que estará à venda nas próximas semanas é o ThinkBook Plus Gen 3. O fabricante combinou um teclado e uma tela ampla de resolução 3K com um tablet. Isso resultou em um dispositivo que você apreciará mais durante o trabalho criativo.

O notebook deve usar modernos processadores Intel de 12ª geração (Alder Lake). Embora não seja certo que esse design vá ficar, afinal, olhe você mesmo a foto do dispositivo. Mas uma caneta no corpo combinada com a qualidade confiável dos produtos ThinkBook parece interessante. Veremos como o laptop se comporta nos testes mais tarde, mas elogiamos a Lenovo por sua solução inovadora, gostaríamos de ver mais essa originalidade.

Intel e AMD vão brigar pelo trono na área de processadores este ano

Somente no final de 2021, a Intel lançou processadores da geração Alder Lake (Intel 12ª geração), que superaram os produtos AMD em todos os parâmetros. Isso era de se esperar, pois a AMD lançou sua atual geração Zen 3 (Ryzen 5000) já em 2020. No terceiro trimestre do ano, os processadores Intel Raptor Lake devem ser lançados. A AMD não está ociosa e está preparando duas gerações para este ano.

Intel Raptor Lake (13ª geração Intel)

A geração atual de processadores Intel foi pioneira na abordagem big.LITTLE na computação. Os processadores consistem em grandes núcleos poderosos e pequenos e eficientes. Graças a isso, a Intel ganhou uma liderança sólida mesmo em desempenho multi-thread, no qual a AMD tradicionalmente se destacava.

Captura de tela da apresentação do Intel Raptor Lake (Fonte: Intel)

Mas no início de fevereiro, a Intel também lançou luz sobre a próxima geração do Raptor Lake. Ele será fabricado no mesmo processo de fabricação do Intel 7, mas receberá uma nova arquitetura. O IPC deve aumentar em 10%, o que significa que se os processadores tiverem a mesma frequência da geração atual, o desempenho aumentará apenas 10%.

Mas a grande mudança está por vir no uso de pequenos núcleos. A Intel anunciou o dobro deles para Raptor Lake . O modelo mais alto Intel Core i9-13900K terá assim 8 núcleos grandes e 16 pequenos (atualmente 8). Isso aumentará ainda mais o desempenho multi-thread. O soquete será o mesmo do Alder Lake, ou seja, LGA 1700.

AMD Zen 4 e Ryzen 6000 para laptops

Enquanto o Ryzen 6000 é mais uma reação rápida que não faz muito sentido de lidar, o avançado Ryzen 7000 com arquitetura Zen 4 será lançado no final do verão. Ainda não temos muitas informações sobre eles , mas algumas coisas já estão claras. Os processadores usarão o novo soquete AM5 e serão construídos no avançado processo de fabricação de 5 nm da TSMC .

Os primeiros testes do Ryzen 6000 em notebooks também começam a aparecer. A AMD prometeu eficiência energética perfeita em suas apresentações, e essa promessa acabou se concretizando. Os novos processadores competirão com sucesso com a Intel em menor consumo, então provavelmente serão vantajosos em notebooks e ultrabooks para jogos finos.

O maior avanço vem com os gráficos integrados desses processadores. Isso é significativamente mais poderoso do que os gráficos instalados nos chips Intel Core i9-12900H e permitirá jogos completamente suaves. Ele ainda suporta RayTracing.

Samsung Galaxy Fold 4 e Flip 4

Samsung Galaxy Fold 3 existente (Fonte: Samsung)

Os celulares flexíveis encontraram uma clientela relativamente ampla nas últimas gerações e, em alguns países, já disputam as primeiras posições no volume de vendas da fabricante sul-coreana. Até o momento, não houve muitas informações sobre os próximos modelos, mas algumas expectativas já foram praticamente refutadas.

Um dos informantes relativamente bem sucedidos, o @FrontTron (Twitter), já revelou que ainda não existe um protótipo que tenha um slot para a caneta S-Pen no corpo. Ainda falta uma sexta-feira antes do lançamento do telefone, e a Samsung gosta de surpreender no último minuto. No entanto, provavelmente ainda não há espaço suficiente no design, a prioridade é reduzir a espessura do telefone .

O Samsung Galaxy Fold 3 apostou numa câmara escondida por baixo do ecrã e assim “removeu” o buraco no ecrã. Mas esta etapa não foi muito bem sucedida e a solução parecia pior do que se a tela tivesse um ponto preto clássico. Na próxima geração, quase certamente veremos uma mudança ou melhoria no design atual. A proporção pode mudar, então o telefone seria mais largo quando aberto.